SAIBA MAIS-Presidente do Paraguai enfrenta impeachment

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, disse que vai lutar contra o impeachment, sem renunciar, depois que seus oponentes iniciaram um processo contra ele no Congresso motivado pela morte de 17 pessoas em uma desocupação de terras na semana passada.

REUTERS

21 de junho de 2012 | 18h35

Veja alguns fatos sobre Lugo, um ex-bispo católico que assumiu o cargo em agosto de 2008 para um mandato de cinco anos:

* Lugo, 61, é considerado o líder mais à esquerda que o Paraguai teve por décadas e faz parte de uma nova onda de esquerda que chegou ao poder em grande parte da América Latina na última década, incluindo o venezuelano Hugo Chávez, Evo Morales, da Bolívia, e Rafael Correa, do Equador.

* Ele era conhecido como o "bispo dos pobres" depois de servir 10 anos como bispo na província mais pobre do Paraguai. Ele admitiu a paternidade de dois filhos do período em que ainda era bispo. Os escândalos de paternidade têm assombrado a sua Presidência em um país que é profundamente católico.

* Lugo ganhou uma dispensa especial do Vaticano para voltar ao status de leigo depois de ser eleito presidente. A Igreja Católica não simpatiza com padres que se envolvem em política.

* Ele fez campanha para redistribuir a terra para combater a pobreza, mas sua reforma agrária estagnou com dificuldades de acordo entre camponeses e proprietários de terras. A oposição no Congresso também tem complicado a sua agenda de reformas.

* Lugo fala a língua guarani indígena local, bem como espanhol e se veste de forma simples, embora tenha parado de usar sandálias, sua marca registrada durante a campanha eleitoral.

* Ele tem sofrido pressão nos últimos anos para reprimir o Exército do Povo Paraguaio, ou EPP, um pequeno grupo de esquerda que mistura violência com uma retórica revolucionária reminiscente dos movimentos guerrilheiros que surgiram na América Latina nos anos 1960 e 1970. O PPE tem ganhado destaque devido a vários sequestros e ataques ousados em postos policiais.

(Por Helen Popper)

Tudo o que sabemos sobre:
PARAGUAILUGOSAIBAMAIS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.