Televisão cubana mostra 1º vídeo de Fidel Castro em 14 meses

Imagens mostram líder cubano em bom estado de saúde e foram divulgadas após foto com Rafael Correa

24 de agosto de 2009 | 08h06

 

 

HAVANA - A televisão estatal cubana mostrou nesta segunda-feira, 274, o primeiro vídeo do ex-presidente Fidel Castro em 14 meses, no qual se veem as sequelas da doença que o impede de sair em público desde julho de 2006, assim como seus recém completados 83 anos, embora em relativo bom estado de saúde.

 

Veja também:

linkJornal publica foto de Fidel Castro em boa forma

especialA Revolução Cubana, nas páginas do Estadão

especial50 anos da Revolução Cubana

 

As imagens, emitidas sem prévio aviso, o mostram com jovens venezuelanos que recebeu no sábado com sua tradicional roupa esportiva, em vez da camisa branca de manga curta com a qual foi fotografado na sexta-feira com o presidente equatoriano, Rafael Correa.

 

A televisão cubana mostrou pela última vez um vídeo do ex-presidente em 17 de junho de 2008, no qual vestia também roupa esportiva folgada e aparecia animado, conversando com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e de Cuba, seu irmão mais novo, o general Raúl Castro, que o sucedeu em fevereiro do ano passado.

 

Ao contrário do anterior, na qual só se ouve uma breve frase, no vídeo deste domingo se escuta Fidel conversar extensamente com os jovens e ler para eles parte de seu último artigo de "Reflexões", intitulado "O império e os robôs".

 

O ex-líder cubano não é visto em público desde que passou por uma cirurgia em 2006 e entregou o poder a seu irmão, Raúl Castro. Desde então, Fidel passou por uma série de operações intestinais, mas seu estado de saúde e o local onde vive vêm sendo mantidos em segredo.

 

Segundo a BBC, havia especulação de que a saúde de Fidel poderia ter deteriorado significativamente no final do ano passado, nas semanas que levaram às comemorações do aniversário de 50 anos da Revolução Cubana. Mas Fidel parece ter melhorado nos últimos meses.

 

Na fotografia publicada neste domingo, ele parece mais forte, o cabelo grisalho está penteado e até mesmo sua característica barba parece ter crescido um pouco. Fidel continua a ser uma figura importante nos bastidores da política cubana e publica colunas regularmente na mídia estatal do país. Ocasionalmente, fotografias dele são publicadas, geralmente mostrando o ex-presidente conversando com visitantes estrangeiros.

Tudo o que sabemos sobre:
CubaFidel Castro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.