Tempestade tropical 'Dora' se forma entre México e Guatemala

Fenômeno provocou o lançamento de um 'alerta preventivo' nos estado de Chiapas e Oaxaca e se desloca rumo ao oeste à velocidade de 22km/h

Efe,

19 de julho de 2011 | 01h30

MÉXICO - Uma nova tempestade tropical, o "Dora", se formou nas últimas horas na Bacia do Pacífico, perto de México e Guatemala, e provocou o lançamento de um "alerta preventivo" nos estados de Chiapas e Oaxaca, no sul mexicano.

 

Às 19h da hora local (21h de Brasília), o "Dora" se encontrava 470 quilômetros ao sudoeste de Tapachula (Chiapas) e 615 ao sudeste de Salina Cruz (Oaxaca), com ventos sustentados de 75 km/h e sequências de 95 km/h, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

 

A fonte explicou que as nuvens provocadas pela tempestade tropical se estendem sobre o golfo de Tehuantepec e o sul de Chiapas.

 

Além disso, o fenômeno meteorológico apresenta "condições favoráveis para seguir intensificando-se gradualmente", mas por enquanto tem índice de periculosidade "moderado".

A tempestade se desloca rumo ao oeste à velocidade de 22 km/h.

 

As autoridades mexicanas preveem que na temporada de furacões deste ano se formarão 17 ciclones tropicais em cada um dos oceanos

Pacífico e Atlântico. Destes, 14 podem atingir o México como depressão, tempestade tropical ou furacão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.