Tiroteio entre Exército e grupo armado deixa 8 mortos no norte do México

Militares interceptaram comboio armado em estrada de Nuevo León; mortos eram sicários

Efe,

15 de setembro de 2010 | 23h00

MONTERREY, MÉXICO- Um tiroteio entre militares e um grupo armado deixou oito sicários (assassinos de aluguel) mortos nesta quarta-feira, 15, no estado de Nuevo León, informaram fontes oficiais.

 

Veja também:

linkCorpo de segundo brasileiro morto em chacina no México é identificado

linkJustiça do México decreta prisão preventiva contra capo do narcotráfico

lista Saiba mais sobre o tráfico de drogas no México 

 

O confronto ocorreu nesta tarde na estrada que liga as cidades de General Treviño e Cerralvo - a cerca de 100 km ao leste da capital Monterrey - quando os soldados toparam com um comboio de várias caminhonetes nas quais viajavam homens armados.

 

Segundo a Procuradoria de Justiça estadual, as medidas de segurança em Monterrey foram reforçadas após o tiroteio. A cidade é a terceira maior metrópole do país, que hoje celebra com todo o México o Bicentenário da Independência.

 

Três helicópteros e membros das forças de segurança vigiam a cidade, onde foram registrados mais de 500 mortos nos últimos meses, grande parte deles atribuídos a disputa entre cartéis de droga.

 

Recentemente, outro enfrentamento entre o Exército e o crime organizado aconteceu nas proximidades de General Treviño, no qual morreram 25 sicários do cartel Los Zetas em um rancho que usavam como campo de treinamento.

 

O Exército é empregado desde 2006 na luta contra o narcotráfico empreendida pelo governo federal. Os soldados geralmente fazem patrulhas nas estradas do país, especialmente no estados fronteiriços do norte.

 

Mais de 28.000 pessoas morreram no país em quatro anos, vítimas de ações relacionadas ao crime organizado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.