PUBLICIDADE

Venezuela não fez objeção formal sobre novo embaixador, dizem EUA

Chávez disse que não permitirá a entrada de Palmer em seu país após declarações contra Caracas

Por AP
Atualização:

WASHINGTON- O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira, 10, que o país ainda não recebeu uma notificação formal de que o governo venezuelano se nega a receber Larry Palmer como embaixador dos EUA em Caracas.

 

Veja também:linkEUA reiteram apoio a embaixador indicado para a VenezuelalinkChávez veta embaixador americano indicado por Obama

 

Philip Crowley, porta-voz do órgão, disse que os EUA não receberam notificação alguma por canais diplomáticos, apesar de o presidente Hugo Chávez ter afirmado no domingo que não aceitará o designado pela Casa Branca.

 

PUBLICIDADE

Crowley declarou ontem que a Venezuela havia aceitado a nomeação de Palmer antes do nome do diplomata ser aprovado pelo Senado americano.

 

Chávez e outros membros do governo venezuelano criticaram Palmer depois do americano ter expressado preocupação com a influência de Cuba nas Forças Armadas venezuelanas. O embaixador também disse que guerrilheiros das Farc estão refugiados em território venezuelano.

 

O governo americano busca um diplomata que substitua Patrick Duddy, que recentemente concluiu seus trabalhos em Caracas. Duddy chegou a ser expulso do país em 2008, Em 2008, depois de acusar Washington de envolvimento com protestos violentos contra o governo aliado da Bolívia.

 

Chávez expressou otimismo sobre uma possível melhoria nas relações entre Caracas e Washington quando Barack Obama assumiu o poder, mas elas continuam tensas.

Publicidade

 

O presidente venezuelano já acusou os EUA de conspirarem para derrubar seu governo, e as autoridades americanas se dizem preocupadas com a liberdade de expressão e a democracia sob o governo chavista.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.