11 de janeiro de 2010 | 18h44
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse nesta segunda-feira, 11, que concorda com o governante eleito no dia 29 de novembro, Porfirio Lobo, no ponto de que o país precisa de uma reconciliação, mas com justiça.
Veja também:
Honduras abre processo contra envolvidos em afastar Zelaya
Ação em Honduras prepara anistia geral
Zelaya afirmou que o processo de anistia que será discutido nesta semana pelo Parlamento hondurenho procura favorecer os que o tiraram do poder. "Eu concordo com que haja reconciliação, mas a reconciliação é buscar que haja justiça em Honduras, que se aplique a lei em Honduras", destacou o presidente deposto em entrevista concedida por telefone à rádio Globo.
Lobo disse na semana passada que Honduras precisa de uma reconciliação para superar a divisão interna gerada pelo golpe de Estado contra Zelaya. "Nós queremos que neste país haja justiça, que os juízes sejam independentes, que não obedeçam a influências políticas, nem influências econômicas", acrescentou Zelaya.
O presidente deposto também declarou que desconhece o projeto de anistia que será discutido no Parlamento, mas, segundo ele, o programa irá favorecer 'os golpistas que o tiraram do poder'."Com a anistia, os golpistas não querem ver os delitos que cometeram aqui como um golpe de Estado", disse, ao lembrar que esse ponto não está incluído no acordo Tegucigalpa-San José. "Não foi discutido, não se conhece o projeto, portanto, não nos pronunciamos sobre ele".
Zelaya anunciou que a Frente Nacional de Resistência Popular, que o apoia, fará uma manifestação no próximo dia 27 - dia em que o mandato de Zelaya terminaria - para protestar "contra a ditadura instalada aqui com a perda da democracia".
Manoel Zelaya foi tirado do poder em 28 de junho de 2009 e tirado do país pelo militares. Para seu lugar, o Congresso designou Roberto Micheletti, até então presidente do Legislativo. No dia 29 de novembro, Honduras elegeu como novo presidente Porfirio Lobo, que assumirá no próximo dia 27.
Encontrou algum erro? Entre em contato