Miguel Alvarez/AP
Miguel Alvarez/AP

Zelaya está na Nicarágua, diz Ortega

Embaixada dos EUA teria investigado sobre paradeiro do hondurenho

AP

17 de julho de 2009 | 02h01

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, disse na noite de quinta-feira, 16 (horário local) que o líder deposto hondurenho, Manuel Zelaya, está em território nicaraguense, após passar pela Guatemala na última terça-feira.

 

Veja também:

linkZelaya está a caminho de Honduras, diz ex-ministra

 

Ortega revelou o paradeiro de Zelaya ao afirmar que a embaixada americana em Manágua ordenou que dois de seus agentes investigassem onde estava o chefe de Estado hondurenho deposto.

 

"Ele está aqui na Nicarágua, no hotel Las Mercedes, não é nenhum segredo", disse Ortega, sem dizer quando Zelaya chegou a Manágua e nem de onde veio.

 

Ortega disse que possui os nomes dos dois agentes norte-americanos encarregados de saber do paradeiro de Zelaya.

 

O líder deposto hondurenho foi derrubado no último dia 28, quando as Forças Armadas de seu país o capturaram e o expulsaram para a Costa Rica. Em seguida, o Congresso designou Roberto Micheletti como o novo presidente.

 

Desde então, Zelaya viajou para vários países da região, além dos Estados Unidos. Esta é a sexta visita que faz à Nicarágua. Na última terça-feira, foi recebido com honras de chefe de Estado na Guatemala, onde fez sua última aparição pública.

 

A comunidade internacional e a Organização dos Estados Americanos (OEA) continuam a reconhecer Zelaya como presidente de Honduras e exigiram sua recondução ao poder.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.