Ataque motivado por intolerância religiosa mata dois nos Estados Unidos

Homens defendiam mulheres de xingamentos anti-islâmicos quando foram esfaqueados

PUBLICIDADE

Atualização:

Dois homens morreram esfaqueados na tarde deste sábado na cidade de Portland, no estado norte-americano do Oregon, ao tentar proteger mulheres que eram alvo de xingamentos anti-islã. O crime chocou os habitantes da cidade, conhecida pela hospitalidade e tolerância.

Cena do ataque, em estação de trem nacidade de Portland Foto: Jim Ryan/The Oregonian via AP

PUBLICIDADE

O crime ocorreu numa estação do veículo leve sobre trilhos (VLT) que atende a cidade. Ricky John Best, de 53 anos, e Taliesin Myrddin Namkai Meche, de 23, notaram que duas mulheres estavam sendo vítimas de ofensas por parte de um passageiro do veículo, por estarem usando hijab, a vestimenta muçulmana. Ao tentar apartar a situação, os dois foram esfaqueados até a morte. A polícia local prendeu o autor do ataque, Jeremy Joseph Christian, de 35 anos, e afirmou que o assassino demonstrou afinidade com grupos extremistas em postagens nas redes sociais. Um terceiro jovem, de 21 anos, também foi esfaqueado, mas não corre risco de morte.

O ataque, ocorrido durante o Ramadã, o mês sagrado do islamismo, gerou uma onda de choque pela cidade de 620 mil habitantes. Moradores fizeram vigílias durante todo o sábado. O prefeito da cidade, Ted Wheeler, também prestou homenagens aos mortos. “Estes dois homens morreram como heróis de um ato de violência racista”, afirmou em enrevista coletiva.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.