Com Obama, surge a Casa Branca 2.0

Na nova administração americana, Executivo ganha blog e presidente usa videocast para falar com a nação

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Raatz
Por Luiz Raatz
Atualização:

Na internet, a transição para a gestão de Barack Obama aconteceu em tempo real. Poucos instantes após o fim do juramento de Barack Obama, o site da Casa Branca já estava sob nova direção. Agora, o Executivo americano tem um blog no qual serão publicadas notícias e outras informações sobre o governo. Obama também disponibilizará no site um videocast semanal aos sábados para se comunicar com os americanos.

 

Veja também:

 

 

PUBLICIDADE

Entre outras mudanças, saíram os perfis de George W. Bush, Laura, Barney (o cão do ex-presidente), Dick e Linn Cheney, e entraram os de Obama, a primeira-dama, Michelle, do vice-presidente Joe Biden, e de sua esposa, Jill.

 

O site também ganhou quatro destaques em flash na parte principal. A seção com a história dos presidentes americanos e com curiosidades com a Casa Branca foi reformulada e ganhou mais navegabilidade. A íntegra e o vídeo do discurso de posse já foram disponibilizados no site. Todo programa de governo de Obama também está disponível na rede.

 

Segundo Macon Philips, diretor de novas mídias para a Casa Branca, e um dos ‘blogueiros’ oficiais do site, Obama pretende se conectar com o mundo e com os EUA por meio do portal. O americano poderá se informar sobre as principais decisões do governo por meio do RSS do blog e recebendo alertas por e-mail.

 

"O presidente Obama está comprometido a fazer a administração mais aberta e transparente da história", postou Phillips. Os internautas também podem participar mandando sugestões e trabalhando em conjunto para inserir novas funcionalidades ao site. Além disso, todas as leis não emergenciais serão publicadas no site para que o público as analise e sugira eventuais mudanças. Phillips promete que o presidente vai levá-las em consideração.

 

Internet e a campanha

Publicidade

 

A relação de Obama com a internet foi um dos fatores decisivos para o sucesso de sua campanha. O democrata usou o repositórios de vídeos, como o You Tube, de fotos, como o Flickr, e sites de relacionamento, como o My Space, como ferramenta para arregimentar seguidores e doações.

 

Em parte graças a isso, o democrata bateu todos os recordes de financiamento de campanha. Obama arrecadou US$ 742 milhões de dólares, segundo o Center for Responsive Politics, uma ONG americana que fiscaliza o custo das campanhas eleitorais. Ao menos 54% deste dinheiro veio de doações menores de US$ 200, geralmente feitas pela internet

 

"Embora ainda consiga dinheiro de grandes doadores, Obama teve arrecadações menores que US$ 200 em níveis que nunca tínhamos visto. Grande parte de sua equipe de voluntários é jovem, e por isso consegue doações pela internet", explicou o diretor de comunicação do centro, Massie Ritch em entrevista ao estadao.com.br em novembro último.

 

Blackberry

 

Obama também é viciado em tecnologia. Seu parceiro inseparável durante a campanha foi um celular Blackberry, com o qual disparava e-mails para contatos importantes. Agora presidente, ele terá de se afastar do companheiro. Embora possa manter arquivos sobre sua vida privada, a lei americana é bastante restrita sobre informações confidenciais. Assim, Obama deu adeus a seu gadget favorito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.