
24 de janeiro de 2009 | 18h25
Uma pesquisa de opinião divulgada neste sábado, 24, pelo instituto Gallup apontou que 68% dos norte-americanos aprovam os primeiros três dias de governo do presidente Barack Obama. Trata-se de um número elevado para presidentes iniciantes, mas é menor que os 72% de aprovação obtidos por John F. Kennedy em 1961.
Veja também:
Cobertura especial da posse no blog
Íntegra do discurso de posse de Obama
O que você achou das roupas de Michelle?
TV Estadão: Celso Lafer fala sobre a posse
Veja galeria de fotos da festa
A vida de Barack Obama em imagens
A pesquisa apontou ainda que 12% desaprovam o desempenho do democrata. Richard Nixon obteve 59%, Ronald Reagan e George H. W. Bush ficaram com 51% cada um, e Bill Clinton, com 58%. George W. Bush, antecessor de Obama, teve 57%.
A empresa ressaltou ainda que tanto Bill Clinton como George W. Bush iniciaram seus primeiros mandatos com rejeição maior que Obama, com 20% e 25%, respectivamente. O percentual de aprovação para os presidentes aumenta tradicionalmente depois dos 100 primeiros dias de mandato, já que os americanos passam a conhecer mais suas ideias e políticas. A única exceção foi com Carter e Clinton.
Foram entrevistadas 1.591 pessoas entre quarta-feira e sábado. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. A empresa promete uma pesquisa mais detalhada sobre Obama para 26 de janeiro, e divulgará a partir de agora todos os dias novas enquetes sobre o novo presidente
americano, baseadas em estudos feitos sempre de três em três dias.
(Com Efe)
Encontrou algum erro? Entre em contato