20 de janeiro de 2009 | 16h48
O herói antiapartheid Nelson Mandela saudou nesta terça-feira, 20, o novo presidente americano Barack Obama como "uma nova voz de esperança" para o mundo e comparou sua posse como chefe de Estado nos EUA à histórica transição sul-africana rumo a democracia. Em uma carta entregue a Obama antes da cerimônia desta terça, o ex-líder sul-africano parabenizou o novo comandante-em-chefe pelo o que chamou de "realmente histórico" momento para o mundo e EUA.
Veja também:
Obama toma posse como 44.º presidente
Agenda da posse presidencial de Barack Obama
Com Obama, EUA podem voltar a crescer em 2010
Michelle, a 'mãe-em-chefe' da Casa Branca
Mãe de Michelle vai morar na Casa Branca
Obama enfrentará desafios históricos em lua-de-mel curta
A vida de Barack Obama em imagens
"Lembramo-nos de alguma maneira hoje a excitação e o entusiasmo em nosso país como no tempo de nossa transição para a democracia", escreveu Mandela na carta. "As pessoas, não apenas em nosso país mas ao redor do mundo, inspiraram-se para acreditar de que através do esforço comum a injustiça pode ser superada e que uma vida melhor para todos pode ser alcançada."
Mandela, que comandou os sul-africanos na luta contra o domínio branco e tornou-se um símbolo global da liberdade, afirmou que a eleição de Obama "inspirou as pessoas" em outras atividades. "Você, senhor presidente, trouxe uma nova voz de esperança para aqueles problemas", acrescenta a mensagem.
Encontrou algum erro? Entre em contato