Mexicanos convocam protestos contra Trump

Manifestação tem cunho nacionalista e questiona construção de muro na fronteira entre países

O Estado de S. Paulo

12 de fevereiro de 2017 | 08h39

Em plena crise diplomática com seu vizinho Estados Unidos, os mexicanos sairão às ruas neste domingo para protestar contra o projeto de Trump de erguer um muro na fronteira entre os dois países. 

Dezenas de organizações civis, universidades e associações empresarias convocaram a manifestação em cerca de 20 cidades através de redes sociais. Com o slogan de "Vibra México", os organizadores dizem que "é o momento dos cidadãos somar forças para manifestar rejeição e indignação contra as pretensões de Trump, ao invés de contribuir para a busca de soluções concretas".

Desde a campanha eleitoral, Trump vem reforçando sua intenção de construir o muro, dizendo, inclusive, que quem pagará pela construção será o México. O ápice da crise diplomática aconteceu quando o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, cancelou uma visita oficial aos Estados Unidos, prevista para o dia 31 de janeiro, após ataques e provocações de Trump.

Via Twitter, o presidente norte-americano foi categórico ao mandar um recado à Peña Nieto: "não venha!". Trump classificou como sem sentido o encontro, caso o México não concordasse em pagar pela construção dos mais de 3.000 quilômetros de muro. Com informações da AFP.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.