A primeira-dama Michelle Obama
A primeira-dama Michelle Obama

Michelle Obama veste Isabel Toledo; celebridades vão à posse

Primeira-dama usa vestido e casaco dourados, criado por estilista de origem cubana e americana

20 de janeiro de 2009 | 15h36

A primeira-dama Michelle Obama surge na cerimônia de posse desta terça-feira, 20, usando um vestido dourado e um casaco criado por Isabel Toledo, que tem origem cubana e americana. A estilista, que há alguns anos tentou sem sucesso dar um estilo mais moderno à tradicional marca Anne Klein, é considerada uma das estilistas de vanguarda nos Estados Unidos.

 

Em entrevista à Reuters, por telefone, a estilista disse que não sabia que Michelle usaria o vestido criado por ela. "Eu queria usar uma cor otimista, com muita claridade", disse ela. "Queria que ficassse encantada e, assim, encantar todo o mundo, disse a estilista. Foi maravilhoso". Isabel contou que o casaco e o vestido foram feitos de renda de lã suíça sobre um tecido de malha, para aquecer, e forrado com seda francesa, e que 13 pessoas trabalharam na roupa usada pela primeira-dama, entre elas, "chinesas, polonesas, hispânicas, tenho uma fotografia de todas trabalhando na confecção da roupa", disse Isabel, que confecciona roupas em Nova York há 25 anos.

 

Michelle Obama já apareceu, durante a campanha presidencial, usando criações de estilistas inesperados, como Narciso Rodríguez, também de origem cubana, a chilena María Cornejo com sua marca Zero + María Cornejo e a estilista de Chicago Maria Pinto.

 

Oprah Winfrey (esq.), a cantora Beyoncé Knowles e seu marido, o rapper Jay-Z. Fotos: EFE

 

 

 

Várias celebridades participam da festividades da posse, como a lenda do boxe Muhammad Ali, que aos 67 anos e sofrendo do Mal de Parkinson, foi um dos convidados de honra em uma festa para 1.400 pessoas. "Ele não poderia perder isso por nada neste mundo", disse sua esposa Lonnie Ali. Muhammad Ali carregou os sonhos de uma geração como um dos atletas de reconhecimento mundial e depois, por seus trabalhos humanitários.

Os atores Dustin Hoffman e Samuel L. Jackson (esq.) e Denzel Washington, falando com fãs. Fotos: AP

Presentes também a apresentadora de televisão considerada uma das mulheres mais influentes dos Estados Unidos, Oprah Winfrey, a cantora Singer Beyoncé Knowles e seu marido o rapper Jay-Z, entre outros.  O atores Dustin Hoffman, que foi acompanhado da esposa Lisa, cumprimenta o ator Samuel L. Jackson, enquanto o ator Denzel Washington aparece conversando com fãs enquanto aguarda a cerimônia de posse de Obama.

 

A cantora Aretha Franklin se apresentou na festa da posse e o violoncelistaYo-Yo Ma, ao lado dos músicos Itzhak Perlman e Anthony McGill.

 

O dia em que Washinton virou Hollywood

 

Reportagem do Washington Post comenta a presença maciça de astros e estrelas de Hollywood em Washington, por conta da posse de Obama. "Estamos fazendo história esta semana, diz a jornalista Dana Milbank, destacando a ida de Oprah para apresentar seu talk-show na cidade. Além disso, Bruce Springsteen, Bono and Beyoncé cantaram no Lincoln Memorial. Personalidades do cinema como Larry David, George Lucas, Ron Howard, Tom Hanks e Ben Affleck foram a Washington. Spike Lee e Susan Sarandon são esperados na Creative Coalition Party e entre os nomes já confirmados para a Huffington Post Party estão Halle Berry, Leonardo DiCaprio, Steven Spielberg, Sharon Stone e Stevie Wonder.

 

 

Oprah, que tem marcado um jantar particular com Obama, transmitiu seu show, na segunda-feira, com Demi Moore, Ashton Kutcher, Faith Hill, Mary J. Blige, Will.I.Am e David Foster e o convidado de honra, o vice-presidente Joe Biden, ao lado de sua mulher, Jill. E uma participação em vídeo de Justin Timberlake.

 

 

Tobey Maguire e Usher participaram de um evento segunda, no Ballou High School. Spike Lee, Sean 'Diddy' Combs e Queen Latifah foram ao programa da Howard University. Shakira visitou a Oyster Bilingual School, Affleck foi à Martin Luther King Library, Bill Russell e Alonzo Mourning ao Hay-Adams e Muhammad Ali ao Marriott Wardman Park. E a agenda cultural tem ainda shows das cantoras Faith Hill, Patti LaBelle, Aretha Franklin, Carole King e Sheryl Crow e do The Beastie Boys, Jonas Brothers e Jay-Z.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.