Presidente chinês pede "moderação" sobre crise na Coreia

Líder chinês conversou por telefone com Donald Trump; presidente americano também conversou com premiê japonês sobre provocações de Pyongyang

PUBLICIDADE

Atualização:

O presidente chinês Xi Jinping pediu "moderação" após telefonema com o presidente americano, Donald Trump, nessa segunda-feira. A conversa ocorreu dias antes da chegada de um porta-aviões americano à península coreana. A China "pede pela moderação das partes relevantes e para que se evitem ações que incrementes tensões na península coreana", disse o presidente Xi, citado pelo canal de TV estatal CCTV. 

O presidente norte-americano, Donald Trump, caminha com o presidente chinês Xi Jinping em sua residência em Mar-a-Lago Foto: Alex Brandon/AP

PUBLICIDADE

"A única maneira de resolver a questão nuclear norte-coreana o mais rápido possível e de levar a cabo o desarmamento nuclear da península é que cada parte assuma sua responsabilidade", disse Xi a Donald. Esta é a segunda conversa telefônica entre os dois líderes, que ja no início do mês se encontraram em Mar-a-Lago, residência de Trump na Florida. 

Ainda nesta segunda, Trump também ligou para o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. A conversa entre os políticos resultou numa declaração do premiê japonês, que concordou em manter conversas próximas com Washington na questão norte-coreana. A expectativa é de que o governo de Pyongang faça um novo teste nuclear nesta terça-feira, quando se marcam os 85 anos de fundação de seu exército.

Nos últimos dias, Trump se comprometeu a ocupar-se do "problema" do programa nuclear norte-coreano, e anunciou que o porta-aviões Carl Vinson está a caminho da península da Coreia.O Japão concordou em enviar dois destroieres junto à missão da marinha norte-americana, em solidariedade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.