Nicholas Kamm/AFP
Nicholas Kamm/AFP

Trump compara muro com México ao de Israel com territórios palestinos

Presidente dos Estados Unidos afirma que barreira detém '99,9%' das pessoas não autorizadas

O Estado de S.Paulo

27 Janeiro 2017 | 03h00

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comparou nesta quinta-feira, 26, o muro que deseja construir na fronteira com o México com a barreira que Israel construiu para separar os territórios palestinos.

"O muro é necessário porque as pessoas querem proteção e o muro as protege. A única coisa que se deve fazer é perguntar a Israel", afirmou Trump em entrevista à emissora conservadora Fox News.

Trump comparou, assim, o muro israelense, criticado por isolar populações palestinas, a seu projeto de levantar uma barreira física com o México, terceiro mais importante sócio comercial dos norte-americanos. Ele argumenta que o país latino não faz o suficiente para lutar contra a imigração ilegal e o narcotráfico.

O presidente norte-americano assegurou que o muro israelense detém "99,9%" dos cruzamentos não autorizados e que este é seu objetivo com a barreira com o México.

Em reação ao anúncio da construção do muro, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, cancelou nesta quinta-feira, 26, a visita que faria a Washington na próxima semana. /EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.