REUTERS/Gonzalo Fuentes
REUTERS/Gonzalo Fuentes

Trump insiste para que senadores republicanos revoguem Obamacare

Em reunião na Casa Branca, presidente pediu que senadores não viajem em férias antes de aprovar substituição do programa de saúde

AP, O Estado de S.Paulo

20 Julho 2017 | 04h52

WASHINGTON – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou senadores republicanos para uma reunião na Casa Branca, na noite desta quarta-feira, 19, para pedir que eles não deixem Washington sem antes encaminhar um novo projeto para tentar revogar o programa de saúde conhecido como ‘Obamacare’. Os parlamentares têm recesso de verão previsto para começar em agosto. Eles se comprometeram a reavivar os esforços abandonados duas vezes nesta semana, em negociações frustradas no Senado.

Com a vitória ainda longe de ser alcançada, Trump declarou que “está pronto para agir”, colocando a responsabilidade nos correligionários do Partido Republicano. Durante a campanha presidencial do ano passado, ele declarou que seria “muito fácil se livrar” do programa desenvolvido por seu antecessor, Barack Obama.

Os desdobramentos desta quarta ocorrem após o mais recente plano republicano contra a assistência de saúde fracassar no Senado, levando Trump a afirmar que seria hora de “simplesmente deixar o programa de Obama falhar”. O líder da maioria, Mitch McConnell, indicou que está mais disposto a seguir outras discussões, como a revisão de impostos.

Duas versões diferentes de legislações que revogariam e substituiriam o sistema de assistência em saúde foram derrubadas pela maioria no Senado, nesta semana. O destaque de capa do jornal The Wall Street Journal desta quinta-feira, 20, é a tentativa de Trump de 'implorar' para que os correligionários derrubem o Obamacare. / AP

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.