Aumenta tensão na fronteira norte de Kosovo com Sérvia

Sérvios de Kosovo e albaneses entraram em breve confronto na dividida cidade de Mitrovica, situada ao norte, durante a madrugada, em meio a contínuas tensões sobre duas linhas de fronteira disputadas com a Sérvia, disse uma testemunha da Reuters.

REUTERS

17 Setembro 2011 | 14h00

Não houve notícias de feridos, conforme grupos rivais de jovens atiravam pedras uns nos outros numa ponte bloqueada sobre o rio Ibar, que divide a cidade em duas partes: sérvia, ao norte, e albanesa, ao sul.

Tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da polícia da União Europeia separaram os dois grupos para evitar mais violência.

No sábado, um dia após a capital kosovar enviar policiamento e autoridades às duas fronteiras com a Sérvia no norte de Kosovo, sérvios da região mantiveram o bloqueio de duas pontes em Mitrovica e de todas as principais estradas da região com caminhões, caules de árvore e pilhas de pedras.

"Não seria realista dizer que as pessoas não estão preocupadas e com medo, você simplesmente não sabe o que vai acontecer amanhã", disse Predrag, um sérvio ao norte da Mitrovica.

Tropas de paz da Otan também permaneceram nas duas fronteiras, Brnjan e Jarinje, ambas a cerca de 100 quilômetros de Pristina.

Mais conteúdo sobre:
KOSOVO SERVIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.