Avalanche mata 6 alpinistas na Áustria

Seis alpinistas morreram uma avalanche perto do resort de esqui de Soelden, nos Alpes austríacos, informou a polícia local neste domingo.

REUTERS

03 de maio de 2009 | 16h40

Testemunhas presenciaram no sábado o deslizamento de neve nas geleiras montanhosas e alertaram o serviço de resgate, que só conseguiu chegar ao local de helicóptero no domingo, devido às condições climáticas desfavoráveis, disse a polícia de Tirol.

Uma autoridade da polícia afirmou que a equipe de resgate encontrou os corpos dos seis alpinistas a 3 mil metros de altitude, perto do topo da montanha de Schalfkogel, no sul de Innsbruck, entre os resorts de Soelden e Obergurgl, nas proximidades da fronteira italiana.

A polícia confirmou a morte de cinco tchecos e um eslovaco com a ajuda de um membro do grupo, que optou por não participar da escalada e ficou para trás em uma cabana na montanha.

Autoridades locais afirmaram que o incidente no sábado agravou o risco de avalanches e que ninguém deve se aventurar em escaladas de alta altitude.

Neste inverno foram registradas nos Alpes austríacos nevascas e avalanches incomuns, algumas vezes fatais, matando basicamente esquiadores.

(Reportagem de Mark Heinrich)

Tudo o que sabemos sobre:
AUSTRIAMORTEALPINISTAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.