Felix Heyder/Efe
Felix Heyder/Efe

Berlusconi faz piada com Obama e papa em congresso europeu

Premiê italiano também proclamou-se um 'super primeiro-ministro com dois colhões' no encontro na Alemanha

Efe,

10 de dezembro de 2009 | 13h31

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, proclamou-se um "super primeiro-ministro" com "dois colhões" de um país que é "a terceira economia europeia" e conta com um governo "forte" e uma maioria parlamentar "coesa", durante o congresso do Partido Popular Europeu nesta quinta-feira, 10, onde também contou uma piada envolvendo o papa e o presidente dos EUA.

 

Em seu discurso ante os líderes europeus em Bonn, Berlusconi referiu-se À situação de seu país, e em além de elogiar as virtudes de seu governo, criticou com dureza a oposição esquerdista e alguns meios de comunicação, porque "mudaram a realidade das coisas". O premiê ainda acusou a esquerda de querer controlar a soberania popular que garante a Constituição.

 

Berlusconi destacou que a Itália vive "um momento de transição" no qual não cabe a imunidade parlamentar nem um poder judiciário submetido ao governo. Após criticar a oposição, o premiê se proclamou um "super primeiro-ministro". "Quem acredita em mim está convencido. Todos perguntam: 'onde há alguém forte, com os colhões de Silvio Berlusconi?'", vangloriou-se o líder italiano.

 

Após elogiar a si mesmo, o premiê ainda contou a mais "nova piada que circula na televisão italiana", segundo ele mesmo, que envolve o papa e o presidente dos EUA., Barack Obama.

 

Na anedota do premiê, ele, o papa e Obama estão em um avião que começa a cair. Os três, então devem salvar-se com os três únicos paraquedas disponíveis na aeronave. Obama, alegando ser o homem mais poderoso do mundo, salta com sua mochila, seguido de Berlusconi, que diz ser o homem mais inteligente da Europa.

 

O ajudante do papa volta-se para o líder da Igreja católica e pede que não se preocupe, porque há dois paraquedas sobrando, já que ao saltar, o "homem mais inteligente da europa" pegou uma mochila comum, e não a do paraquedas.

 

A piada foi recebida com risos no congresso.

Tudo o que sabemos sobre:
BerlusconiItália

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.