Berlusconi impede publicação de fotos com menores

Imagens que mostrariam festa do premiê com adolescentes no fim de ano são confiscadas por privacidade

Reuters e Efe,

30 de maio de 2009 | 09h42

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, conseguiu impedir a publicação de fotografias de sua festa de Ano Novo depois que reportagens indicaram que entre os convidados se encontrava uma jovem que causou um escândalo por supostamente ter uma relação com ele. Fontes judiciais disseram que o líder de centro-direita de 72 anos, que nega ter um romance com Noemi Letizia, de 18 anos, argumentou que a publicação das imagens feitas por um repórter fotográfico sem sua permissão viola o direito à privacidade.

Um fiscal de Roma acatou o pedido e ordenou a apreensão de centenas de fotos tomadas por Antonello Zappadu, que usou lentes poderosas para fazer as imagens da festa do lado externo da residência de Berlusconi, situada na ilha mediterrânea da Sardenha.

 

Além de uma festa de Natal tradicional, os registros mostrariam moças de biquíni e topless à vontade na propriedade do premiê. Segundo Gino Flaminio, namorado de Noemi Letizia, de 30 a 40 meninas participaram da festa dada pelo chefe do governo italiano no fim de 2008, informação confirmada pelo próprio Berlusconi. Entre os convidados, além de alguns parentes e amigos do premiê, estavam as gêmeas Marianna e Manuela Ferrera de Brescia e ex-garotas do tempo contratadas por Emilo Fede, um jornalista íntimo de Berluscioni. A imprensa italiana diz que a festa de fim de ano também teve fogos de artifício, música e boa comida.

A vida pessoal do primeiro-ministro está sob exame público desde que ele foi fotografado na festa de aniversário de 18 anos de Letizia em Nápoles no mês passado, quando lhe presenteou um colar de alto preço. Ele afirmou que conhece há anos a família da garota.  Berlusconi negou esta semana que tenha tido um romance impróprio e disse que renunciaria se ficasse demonstrado que estava mentindo. Sua mulher, Verónica, pediu o divórcio depois de descrevê-lo como mulherengo.

Berlusconi deu informações contraditórias sobre sua presença no aniversário de Letizia e prometeu explicar o caso no Parlamento, mas não agendou uma data para a audiência.

Tudo o que sabemos sobre:
Itália

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.