Boca de urna aponta derrota do partido de Sarkozy em eleições regionais

Índice de abstenção na votação foi de 52%; segundo turno ocorre no dia 21 de março, próximo domingo

Reuters,

14 de março de 2010 | 16h32

O partido do presidente da França, Nicolas Sarkozy, sofrerá uma derrota para os opositores da esquerda no primeiro turno das eleições regionais deste domingo, 14, segundo informações de boca de urna.

 

As pesquisas de boca de urna apontam os socialistas com 30% dos votos, enquanto o UMP e seus aliados teriam apenas 26,5%. Os números também mostraram a coalizão de extrema direita indo surpreendentemente bem.

 

O índice de abstenção, porém, foi de 52%, um recorde para a eleições regionais. Os eleitores creem que a baixa participação pode acarretar consequências para Sarkozy e seus aliados, que devem perder a lugares nas lideranças regionais do país.

 

Sarkozy minimizou a importância das eleições regionais, dizendo que o resultado não teria impacto em suas reformas. Estima-se, porém, que uma vitória em grande escala dos socialistas daria forças ao partido após anos sem conseguir fazer uma oposição forte.

 

O segundo turno das eleições ocorre no próximo domingo, 21. Neste dia, disputarão as lideranças das 26 regiões francesas apenas os dois mais bem votados deste domingo.

Tudo o que sabemos sobre:
FrançaSarkozyeleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.