Bomba explode no norte da Grécia; não há feridos

Uma bomba explodiu no prédio de um tribunal na segunda maior cidade da Grécia, Tessalônica, nesta sexta-feira, mas ninguém ficou ferido e houve poucos danos, informou a polícia.

REUTERS

14 Maio 2010 | 09h58

A explosão ocorreu depois de uma outra semelhante em frente à maior prisão da capital Atenas, na noite de quinta-feira, que feriu levemente duas pessoas e danificou dezenas de lojas e casas.

Uma ligação anônima alertou uma estação de TV grega e um jornal de que a explosão ocorreria no prédio do tribunal de Tessalônica, de acordo com a polícia.

"Houve uma explosão nos banheiros do principal tribunal de Tessalônica. Não há registros de feridos até agora", disse à Reuters um policial que não quis ser identificado.

"A explosão foi muito semelhante à que ocorreu em Atenas, ontem à noite", disse ele.

Outro policial disse que uma bomba-relógio foi colocada em um saco plástico no porão do prédio.

Ataques a bomba cometidos por grupos militantes são frequentes na Grécia e geralmente têm como alvo a polícia e prédios públicos ou comerciais.

Em março, um menino de 15 anos foi morto e sua mãe gravemente ferida depois da explosão de uma bomba do lado de fora de um prédio no centro de Atenas.

A violência urbana aumentou depois de um incidente em que a polícia atirou contra um adolescente em dezembro de 2008, o que incitou semanas de tumultos.

A inquietação social também vem aumentando depois das medidas de austeridade adotadas pelo governo grego, inclusive os cortes de salários e aumento de impostos nos últimos meses com o objetivo de tirar Grécia de sua crise da dívida.

(Reportagem de Renee Maltezou e Daphne Papadopoulou)

Mais conteúdo sobre:
GRECIA BOMBA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.