
02 de julho de 2012 | 11h49
Essa foi a segunda vez em dois dias que caças turcos levantaram voo em resposta à presença de helicópteros perto da fronteira, e aconteceu após um avião de reconhecimento turco ter sido abatido pela Síria no final do mês passado.
Os jatos decolaram da base aérea de Incirlik, no sul da Turquia, depois que helicópteros sírios foram avistados sobrevoando ao sul da província turca de Hatay, disse o chefe do Estado-Maior ao site das Forças Armadas.
Dois helicópteros chegaram a 4 quilômetros da fronteira e um aproximou-se mais, a 3,2 quilômetros, segundo os militares turcos. Dois dos helicópteros eram do tipo MI-8 e um era um MI-17, todos construídos pela Rússia.
No domingo, a Turquia informou que seis F-16 tinham sobrevoado a região perto da fronteira com a Síria após helicópteros de transporte similares terem sido avistados a uma distância de 6,4 quilômetros ou "mais perto".
A Turquia reforçou sua presença militar ao longo da fronteira sul após forças sírias terem derrubado um caça turco sobre o Mediterrâneo em 22 de junho, provocando uma resposta firme de Ancara, que ameaçou responder "decisivamente".
(Reportagem de Jonathon Burch)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.