Carro-bomba mata pelo menos três no sul da Rússia

Um carro-bomba matou três pessoas na cidade de Pyatigorsk, no sul da Rússia, nesta sexta-feira, informaram agências de notícias, em um desdobramento preocupante para o Kremlin num momento em que a Rússia se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi dentro de seis semanas.

Reuters

27 de dezembro de 2013 | 17h12

Pyatigorsk fica a 270 quilômetros a leste de Sochi, onde os Jogos, o maior projeto do presidente russo, Vladimir Putin, começarão em 7 de fevereiro.

A explosão quebrou as janelas de prédios num bairro industrial da cidade, disseram autoridades. O prefeito de Pyatigorsk, Lev Travnev, afirmou à emissora de TV estatal Rossiya-24 que três pessoas morreram.

A explosão também causou danos graves a um prédio da polícia de controle de tráfego, disse a agência de notícias Interfax, mas a estatal Itar-Tass citou a polícia afirmando que as três pessoas que morreram passavam pelo local e não eram policiais.

Pyatigorsk fica um pouco ao norte de uma faixa de províncias majoritariamente muçulmanas afetadas por uma onda de violência quase diária em um longa insurgência islâmica. O líder dessa insurgência, o checheno Doku Umarov, fez um apelo a militantes num vídeo divulgado em julho para que usassem "força máxima" para impedir que Putin realize a Olimpíada.

Tudo o que sabemos sobre:
RUSSIACARROBOMBADOIS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.