Embaixadora da Noruega na ONU lança críticas a Ban Ki-moon

Por meio de carta, representante diz que secretário-geral "não tem carisma e exerce uma liderança fraca"

Associated Press,

19 de agosto de 2009 | 14h41

A embaixadora da Noruega na Organização das Nações Unidas (ONU), Mona Juul, acusou o secretário-geral do órgão, Ban Ki-moon, de ser um líder fraco, ter pouco carisma e ter acessos de raiva por meio de uma carta particular enviada ao Ministério do Exterior do país, segundo publicou nesta quarta-feira, 19, o jornal norueguês Aftenposten.

 

"No momento em que a soluções multilaterais da ONU para as crises globais são mais necessárias que nunca, Ban e a ONU são notados por sua ausência", diz a carta.

 

Mona escreveu Ban demonstrou "fraca liderança" em desafios internacionais. A norueguesa também disse que ele é um "observador passivo" em relação ao caso de Aung San Suu Kyi, líder opositora pró-democracia de Mianmar que teve sua pena prorrogada por mais 18 meses, além de falar sobre sua reação tardia quanto à guerra civil no Sri Lanka.

 

A porta-voz do Ministério do Exterior da Noruega, Marte Lerberg Kopstad, se recusou a comentar sobre a autenticidade da carta. Marte disse à imprensa que o ministro da pasta, Jonas Gahr Stoere, considera o secretário-geral um "grande trabalhador" e "bom ouvidor".

 

"Em crises de outras áreas, como Darfur, Somália, Paquistão, Zimbábue e Congo, o secretário-geral parece irresoluto", continua. "Ban ocasionalmente tem acessos de raiva que até os mais pacientes e experientes colegas de trabalho têm dificuldades em lidar", continua a carta. Mona acrescenta ainda que o clima entre a equipe de Ban é "muito tenso".

 

Ban, sul-coreano, foi nomeado secretário-geral em janeiro de 2007. Ban está na metade de seu mandato no cargo da ONU. Ele deve começar um viagem oficial à Noruega em 31 de agosto.

Tudo o que sabemos sobre:
NoruegaONUNações UnidasBan Ki-moon

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.