Reuters
Reuters

Espanha apresenta nesta quinta programa de Presidência UE

Presidente espanhol anunciará foco na luta contra a crise econômica e na estratégia de crescimento

Efe,

14 de janeiro de 2010 | 09h04

O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, apresenta nesta quinta-feira, 14, na Áustria e na vizinha Eslováquia o programa da Presidência espanhola da União Europeia (UE), focado na luta contra a crise econômica e na estratégia de crescimento "UE 2020".

 

Veja também:

linkUE deve ser exigente com Cuba, afirma Zapatero 

 

Zapatero reúne-se, primeiro em Viena, com o chanceler federal austríaco, o socialista Werner Faymann, e com o presidente federal da república alpina, Heinz Fischer.

 

À tarde viaja a Bratislava, cerca de 60 quilômetros a leste da capital austríaca, onde se encontrará com o primeiro-ministro eslovaco, o também socialista Robert Fico.

 

O programa da Presidência espanhola inclui entre outros temas a elaboração de uma agenda social para a UE, a luta contra a violência de gênero e a política de imigração na União.

 

Um ponto especialmente interessante para Viena no programa da Presidência espanhola é o impulso que a Espanha deseja dar à ampliação da UE rumo aos Bálcãs ocidentais, onde a Áustria é um dos principais investidores estrangeiros.

 

Madri quer fomentar, além disso, as negociações de adesão com a Turquia, cuja entrada na UE é vista na Áustria com grande ceticismo, ao contrário da Espanha.

 

Segundo a agenda divulgada pela Chancelaria austríaca, Zapatero se reunirá a partir das 11h45 locais (8h45 de Brasília) com Faymann, com quem concederá entrevista coletiva uma hora depois. Antes de partir para a Eslováquia, Zapatero será recebido pelo presidente federal Fischer.

Tudo o que sabemos sobre:
EspanhaUniao EuropeiaUEpresidencia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.