
23 de dezembro de 2010 | 19h09
Pessoas deixam estação de Gardermoen após ordem da polícia. Foto: Trym Skaar/Reuters
Atualizado às 20h25
OSLO- A estação de trem de Gardermoen, situada junto ao aeroporto de Oslo, foi fechada nesta quinta-feira, 23, após ser encontrado um bilhete com uma ameaça de bomba, mas nenhum explosivo foi localizado no local.
Veja também:
Embaixadas em Roma recebem pacotes-bombas; dois ficam feridos
"A busca foi completada e o comboio está operando novamente. Não encontramos nenhuma bomba", informou o responsável da polícia local, Svein Arild Howdy, em declarações à versão online do jornal "Verdens Gang".
Ainda não se sabe quando a estação será reaberta ao tráfego ferroviário e a entrada de passageiros será permitida novamente. A imprensa norueguesa estima que milhares de pessoas foram afetadas pela ameaça de bomba, apesar do aeroporto ter reforçado o serviço de ônibus com destino a Oslo.
O porta-voz do aeroporto de Oslo, Jo Kobro, confirmou ao jornal "Aftenposten" que a ameaça não afetou o tráfego aéreo do terminal, nem suas instalações.
O bilhete foi achado às 18h15 locais, em um vagão de um comboio estacionado. "Recebemos informações de que poderia haver explosivos a bordo de um trem que se encontrava no andar 1 da estação de trem do aeroporto", informou o porta-voz policial Ola Magna ao jornal norueguês "JydskeVestkysten".
As forças de segurança, então, decidiram isolar o local e evacuar todos os passageiros que estavam na estação.
"A ameaça dizia que os explosivos estavam no mesmo trem em que a nota estava. O trem e a estação inteira foram evacuados imediatamente", assegurou Dag Svinsaas, porta-voz da Autoridade Ferroviária Norueguesa (Jernbaneverket).
Após o aviso, a polícia norueguesa interrompeu o tráfico ferroviário que atravessa Gardermoen, uma pequena localidade a 50 km ao noroeste de Oslo, e revistou as dependências da estação em busca de pacotes suspeitos.
O bilhete foi encontrado horas depois que dois artefatos explodiram nas embaixadas da Suíça e do Chile em Roma, e da evacuação de uma representação da União Europeia (UE) em Berna, na Suíça, após um pacote suspeito ser localizado.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.