França define datas para eleições presidenciais de 2012

Votação terá dois turnos e ocorrerá em abril e maio do próximo ano

REUTERS

11 de maio de 2011 | 10h28

PARIS - A próxima eleição presidencial na França vai acontecer em dois turnos nos dia 22 de abril e 06 de maio do ano que vem, seguida por uma eleição parlamentar em dois turnos nos dias 10 e 17 de junho, anunciou o governo do país nesta quarta-feira, 11.

 

O presidente conservador Nicolas Sarkozy deve concorrer a um segundo mandato de cinco anos. Pesquisas de opinião sugerem que ele terá trabalho para passar para o segundo turno da eleição. O adversário melhor posicionado nas pesquisas é o chefe do Fundo Monetário Internacional Dominque Strauss-Kahn, do Partido Socialista.

Os socialistas estão planejando escolher o seu candidato em uma votação em outubro. Outros possíveis nomes do partido são François Hollande, Martine Aubry e Ségolène Royal, que não teve sucesso em 2007.

O partido de extrema direita Frente Nacional e a sua líder Marine Le Pen já estão em campanha. A esperança da candidata é superar o seu pai, Jean-Marie Le Pen, que conseguiu chegar ao segundo turno em 2002.

A pesquisa de opinião pública mais recente, do instituto LH2, disse que Strauss-Kahn teria o primeiro lugar com tranqüilidade com 23 por cento das intenções de voto no primeiro turno. A pesquisa mostra também que Le Pen também passaria para o segundo turno com 17 por cento, enquanto Sarkozy ficaria de fora com 16 por cento.

O porta-voz do governo François Baroin anunciou as datas das eleições depois de uma reunião regular de gabinete.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.