
05 de abril de 2013 | 20h38
A França tem atualmente 4.000 soldados no Mali, como parte de uma ocupação militar iniciada há três meses, com o objetivo - já cumprido - de erradicar os rebeldes islâmicos que dominavam a maior parte do país.
Paris pretende retirar a maior parte do seu contingente até o final do mês, mas manterá uma presença definitiva para tarefas de apoio a uma futura missão de paz da ONU.
"A França propôs às Nações Unidas e ao governo malinês uma força de apoio com 1.000 homens, que seria permanente, baseada no Mali, e equipada para confrontar o terrorismo", disse Fabius antes de deixar Bamaco.
Uma fonte diplomática disse em Paris que a França espera que a força de paz seja aprovada em três semanas pelo Conselho de Segurança da ONU, e mobilizada até o final de junho ou começo de julho - antes, portanto, da eleição presidencial no Mali.
(Por Adama Diarra e John Irish)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.