
26 de agosto de 2011 | 09h53
O fogo forçou o governo a esvaziar dois vilarejos perto da fronteira com a Turquia e poderá ameaçar um parque nacional com vegetação e pássaros raros, mas não há relatos sobre feridos, disseram autoridades.
"O incêndio está em plena expansão, é uma situação muito difícil. Foi declarado estado de emergência", afirmou um integrante da corporação dos bombeiros.
A Grécia pediu a seus parceiros da UE o envio de seis aviões de combate ao fogo e espera receber ainda nesta sexta-feira dois deles da França e outros dois da Espanha.
A TV estatal NET informou que o fogo já destruiu mais de 7 mil acres de floresta. Chefes dos bombeiros disseram que há ainda outros grandes incêndios em curso no país.
"Vai ser um fim de semana difícil", disse uma autoridade policial, observando que a previsão é de fortes ventos, o que acaba propagando o fogo.
Incêndios florestais são frequentes durante o verão seco e quente da Grécia e o país é criticado por grupos ambientalistas por não tomar medidas de prevenção e de combate aos focos.
(Reportagem de Daphne Papadopoulou)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.