Hollande amplia vantagem sobre Sarkozy para eleições de 2012

Por Jean-Baptiste Vey

REUTERS

03 Setembro 2011 | 16h55

PARIS, 3 de setembro - ( Reuters) - O candidato socialista à Presidência da França, François Hollande, ampliou sua vantagem sobre o presidente Nicolas Sarkozy na disputa de um hipotético segundo turno nas eleições do ano que vem, de acordo com pesquisa divulgada neste sábado.

A pesquisa feita pelo IFOP, para ser publicada no domingo pelo Journal du Dimanche, mostrou que Hollande receberia 59 por cento dos votos, contra 41 por cento para Sarkozy, caso aconteça o segundo turno da eleição presidencial.

Considerando-se o mesmo cenário, Hollande ganhou dois pontos percentuais desde a pesquisa do IFOP feita em julho, enquanto Sarkozy perdeu dois pontos percentuais.

Se Martine Aubry, líder do partido socialista, conseguisse passar para o segundo turno da votação de abril de 2012, ela ganharia de Sarkozy com 54 por cento dos votos, contra 46 por cento para ele.

Neste cenário, Martine Aubry ganhou um ponto percentual desde a pesquisa de julho, enquanto Sarkozy perdeu a mesma porcentagem.

Hollande também ampliou a vantagem sobre Aubry na corrida pela indicação do Partido Socialista na eleição primária de outubro, ganhando um ponto percentual sobre os 29 por cento da pesquisa de julho, enquanto Aubry ficou com os mesmos 25 por cento.

Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, de extrema-direita, perdeu 1,5 ponto percentual, para 18,5 por cento, em uma votação de um hipotético primeiro turno, ficando em terceiro lugar atrás de Hollande/Aubry e Sarkozy.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, com uma amostragem de 1.918 pessoas.

Mais conteúdo sobre:
FRANCA ELEICOES PESQUISA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.