Hollande venceria Sarkozy em eleição de 2012 na França--pesquisa

O socialista François Hollande está a caminho de derrotar o presidente Nicolas Sarkozy por uma margem confortável no 2o turno da eleição presidencial do ano que vem na França, apesar de ter perdido algum terreno recentemente, revelou uma pesquisa nesta terça-feira.

REUTERS

06 de dezembro de 2011 | 15h05

A sondagem, realizada pela Ipsos Logica Business Consulting, mostrou que Hollande, o candidato com mais chance de enfrentar Sarkozy no 2o turno, conseguiria 60 por cento dos votos no segundo turno da eleição, marcada para abril.

Hollande perdeu 2 pontos porcentuais e Sarkozy ganhou quase o mesmo número desde a última pesquisa de intenção de voto, em outubro. Sarkozy teve uma melhora nas pesquisas nos últimos meses graças ao papel destacado que vem desempenhando na crise da dívida do euro.

No primeiro turno da eleição, Hollande teria 32 por cento dos votos - 3 pontos a menos em relação à sondagem de outubro - contra 25,5 por cento de Sarkozy (1,5 ponto a mais do que em outubro).

No segundo turno Hollande receberia a maior parte dos votos dos eleitores que pretendem votar em François Bayrou, um candidato centrista que está com 7 por cento nas pesquisas.

Sarkozy teria o apoio da maioria dos eleitores de Marine Le Pen, candidata de extrema direita cotada para receber 17 por cento no primeiro turno.

A sondagem foi realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, com uma amostra de 955 pessoas de 18 anos para cima.

(Reportagem de Sophie Louet)

Tudo o que sabemos sobre:
FRANCASARKOZYHOLLANDE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.