
20 de junho de 2012 | 07h37
Texto atualizado às 11h30
TOULOUSE - Um homem que afirma ser membro da Al-Qaeda fez quatro reféns em um agência bancária na cidade francesa de Toulouse, no sudoeste do país, disse uma fonte da polícia nesta quarta-feira, 20.
Veja também:
Pai do assassino de Toulouse apresenta denúncia pela morte do filho
Islamitas planejavam sequestrar juiz na França
Justiça francesa vincula islamitas detidos à Al Qaeda
O sequestrador, que tinha entrado entre as 11h e 11h30 locais (6h e 6h30 de Brasília) na filial do banco CIC na Rua Camille Pujol, além de identificar-se como membro da Al Qaeda, reivindicou a presença da tropa de elite da polícia francesa, o RAID, detalhou um repórter da rádio.
Veja fotos:
Esse jornalista indicou que as forças da ordem haviam estabelecido um perímetro de segurança ao redor do banco, que se encontra a algumas centenas de metros do local onde o RAID matou no último mês de março Mohammed Merah, o assassino de sete pessoas em Toulouse e seus arredores, que se declarava integrante da mesma rede terrorista islâmica.
Um representante da polícia local acrescentou em declarações ao jornal "Ouest France" que ainda não se sabe se a reivindicação de pertencer à Al Qaeda é "séria" ou se o criminoso tentou assaltar o banco e a situação degenerou em um sequestro.
Segundo o site "La Dépêche du midi", o homem teria tirado sua pistola depois que um funcionário se negasse a entregar-lhe o dinheiro.
Os estabelecimentos dos arredores foram fechados uma escola primária e um instituto nas cercanias foram evacuados, além do apartamento situado no andar superior dessa filial bancária.
O prefeito governador do departamento de Alto Garonne, do qual Toulouse é a capital, estava nos arredores da filial de CIC, onde até esse momento não haviam chegado os agentes do RAID.
Com Reuters e Efe
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.