Arquivo/AE
Arquivo/AE

Índice de popularidade de Sarkozy cai para menos de 30% pela 1ª vez

Presidente fez ampla mudança de gabinete após seu partido perder eleições regionais na França

31 de março de 2010 | 18h50

Reuters

 

PARIS- O índice de popularidade do presidente francês Nicolas Sarkozy caiu para menos de 40% pela primeira vez, afirma uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 31.

 

A sondagem da TNS Sofres para o jornal Le Figaro indicou que apenas 28% dos entrevistados estava satisfeito com o governo de Sarkozy, que obteve 31% de aprovação no mês passado.

 

Estes são os piores resultados para o governante desde que ele assumiu a presidência, em maio de 2007. Várias outras pesquisas provocaram preocupação ente os aliados da centro-direita de Sarkozy a respeito de suas possibilidades de ser reeleito em 2012.

 

Este resultado é especialmente preocupante para Sarkozy porque a pesquisa foi feita logo após o líder ter feito uma mudança de gabinete depois de seu bloco ter sido derrotado nas eleições regionais.

 

Apesar de a popularidade do presidente ter diminuído, o apoio para seu primeiro-ministro, Francois Fillon, se manteve estável, com 37% de aprovação, o que sinaliza que o estilo hiperativo de Sarkozy não agrada os eleitores.

 

A UMP de Sarkozy obteve o controle de apenas uma das 22 regiões da França no pleito de 21 de março, pagando o preço pela economia débil e o crescente desemprego, que atingiu 10% da população.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.