PUBLICIDADE

Itália abre centros de votação para as eleições gerais

As últimas pesquisas publicadas apontam que mais de 30% dos italianos ainda não tinham decidido o voto

Atualização:

ROMA - Os centros de votação da Itália abriram neste domingo, 04, às 7h (hora local, 3h em Brasília), à espera do comparecimento dos cerca de 46 milhões de italianos convocados às urnas para as eleições gerais no país.

Uma eleitora vota em Roma, Itália, durante as eleições gerais deste domingo, 04. Foto: Andrew Medichini/AP

PUBLICIDADE

Depois de 64 governos nos últimos 70 anos, a Itália realiza um pleito acompanhado com muita atenção pela Europa e que pode ter como resultado um Parlamento muito fragmentado, no qual alguns pactos serão fundamentais. O fechamento dos centros de votação ocorrerá às 23h (19h em Brasília).

As pesquisas divulgadas em meados de fevereiro indicavam que a coalizão formada por Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi, Liga Norte (LN), de Matteo Salvini, e Irmãos da Itália (FdI), de Giorgia Meloni, seria a eventual ganhadora com 35% dos votos.

+++ Na Itália, Silvio Berlusconi reaparece em busca da redenção

No entanto, não obteria os votos necessários para formar governo e o Movimento Cinco Estrelas (M5S), cujo candidato a primeiro-ministro é Luigi di Maio, seria a força mais votada sozinha, com aproximadamente 29% do apoio.

Em terceiro lugar se situaria o governamental Partido Democrático (PD), do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, que receberia 23% dos votos.

É preciso levar em conta que as últimas pesquisas foram publicadas há duas semanas, quando mais de 30% dos italianos ainda não tinham decidido o voto, o que pode mudar o panorama. /EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.