Jornal grego republica lista de ricos com contas na Suíça

Um grande jornal grego republicou os nomes de mais de 2.000 gregos ricos com contas bancárias na Suíça nesta segunda-feira e o editor que publicou a primeira lista iria a julgamento por violar as leis de privacidade de dados.

KAROLINA TAGARIS, Reuters

29 de outubro de 2012 | 12h39

O Ta Nea dedicou 10 páginas à lista de contas que supostamente possuíam cerca de 2 bilhões de euros até 2007, uma soma que incomodou os gregos prejudicados por medidas de austeridade, irritados com os privilégios dos políticos e com uma elite vista como tendo enriquecido às custas do país.

A lista, dada à Grécia por autoridades francesas em 2010, contém os nomes de 2.059 gregos titulares de contas do HSBC na Suíça a serem investigados por possível evasão fiscal.

A relação foi apelidada de "Lista Lagarde" em homenagem a Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, que era ministra das Finanças francesa quando a lista foi entregue.

O jornal de centro-esquerda, argumentou que, apesar de publicar a mesma lista divulgada pela revista semanal Hot Doc, não estava chegando a quaisquer conclusões sobre "o seu conteúdo, nem as conotações que evoca em grande parte do público".

O jornal não informou por que tinha decidido republicar a lista e enfatizou que não há provas ligando qualquer um na lista à evasão fiscal.

Costas Vaxevanis, editor da "Hot Doc", primeira a publicar a lista, iria aparecer perante o tribunal nesta segunda-feira sob acusação de contravenção. Ele pode pegar até dois anos de prisão se for condenado.

A revista diz que a lista, que inclui figuras políticas e empresariais bem conhecidas, foi enviada de forma anônima e as autoridades não confirmaram se a relação era autêntica.

Autoridades gregas disseram que não há evidências de que as pessoas incluídas na lista violaram a lei, mas os ex-ministros têm estado sob críticas nos meios de comunicação gregos por não investigarem a lista de suspeitos de sonegação.

Tudo o que sabemos sobre:
GRECIAJORNALLISTACONTAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.