Mariano Rajoy toma posse como primeiro-ministro da Espanha

Mariano Rajoy, do Partido Popular (PP), de centro-direita, tomou posse como primeiro-ministro da Espanha nesta quarta-feira e deveria anunciar logo os nomes de sua equipe, que terá de buscar o equilíbrio entre medidas para revigorar a economia e reduzir o déficit público.

REUTERS

21 de dezembro de 2011 | 09h33

Desde que seu partido venceu a eleição parlamentar de novembro, Rajoy não deu indicações sobre a composição do gabinete de governo. Sua vitória foi impulsionada pelo descontentamento da população com o modo como os socialistas administravam o país em meio à crise.

Na segunda-feira, Rajoy prometeu cortes drásticos nas despesas em todos os níveis do governo para reduzir o déficit. Mas como o desemprego alcança 21,5 por cento, ele também propôs cortes de impostos para empresas, em um esforço para estimular a economia, que para muitos analistas já entrou em recessão.

O Parlamento aprovou na terça-feira um voto de confiança em Rajoy, última etapa no processo de transferência de poder antes de ele ser empossado pelo rei Juan Carlos.

(Por Martin Roberts)

Tudo o que sabemos sobre:
ESPANHARAJOYPOSSE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.