
29 de março de 2010 | 06h08
A chanceler alemã, Angela Merkel, viaja nesta segunda-feira, 29, à Turquia para uma visita de dois dias na qual será recebida pelo presidente do país, Abdulah Gül, e pelo primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan.
As complicadas negociações de ingresso da Turquia na União Europeia, a situação na região, com a atenção voltada para o Irã e Israel, e o difícil processo de reconciliação da Turquia e Armênia serão os temas centrais das conversas.
A imprensa alemã ressalta que a chanceler deixará claro seu desejo de uma maior aproximação da Turquia da União Europeia e defenderá sua iniciativa para uma "sociedade privilegiada".
Nesse sentido, o jornal Hannoversche Allgemeine Zeitung comenta com base em fontes da Chancelaria que Merkel explicará que essa iniciativa não tem como fim frear a entrada da Turquia na UE, mas ligar mais este país ao bloco, enquanto se desenvolvem as longas e complicadas negociações para sua integração total.
Em sua segunda visita oficial à Turquia após a realizada em 2006, chanceler viajará em primeiro lugar a Ancara para depois ir na terça-feira a Istambul.
Encontrou algum erro? Entre em contato