Merkel inicia visita de 2 dias à Turquia

De acordo com jornal alemão, iniciativa deve aproximar o país da União Europeia

Efe

29 de março de 2010 | 06h08

A chanceler alemã, Angela Merkel, viaja nesta segunda-feira, 29, à Turquia para uma visita de dois dias na qual será recebida pelo presidente do país, Abdulah Gül, e pelo primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan.

 

As complicadas negociações de ingresso da Turquia na União Europeia, a situação na região, com a atenção voltada para o Irã e Israel, e o difícil processo de reconciliação da Turquia e Armênia serão os temas centrais das conversas.

 

A imprensa alemã ressalta que a chanceler deixará claro seu desejo de uma maior aproximação da Turquia da União Europeia e defenderá sua iniciativa para uma "sociedade privilegiada".

 

Nesse sentido, o jornal Hannoversche Allgemeine Zeitung comenta com base em fontes da Chancelaria que Merkel explicará que essa iniciativa não tem como fim frear a entrada da Turquia na UE, mas ligar mais este país ao bloco, enquanto se desenvolvem as longas e complicadas negociações para sua integração total.

 

Em sua segunda visita oficial à Turquia após a realizada em 2006,  chanceler viajará em primeiro lugar a Ancara para depois ir na terça-feira a Istambul.

Tudo o que sabemos sobre:
União EuropeiaTurquiaMerkelAlemanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.