Nevasca provoca fechamento de estreito e cancela voos na Turquia

Uma nevasca que reduziu drasticamente a visibilidade no estreito de Bósforo, na Turquia, levou autoridades marítimas a fecharem o importante canal de transporte de cargas nesta terça-feira, informou a operadora de transporte marítimo GAC.

Reuters

08 de janeiro de 2013 | 10h42

O transporte de todas as embarcações para o sul e o norte foi interrompido às 11h45 (7h45 de Brasília) devido à baixa visibilidade, disse a GAC por email. Esse foi o segundo dia de fechamentos intermitentes.

A nevasca também levou a companhia aérea Turkish Airlines a cancelar 76 voos programados para terça e quarta-feira, após outros cancelamentos na segunda-feira também por causa do mais tempo.

A GAC disse que o estreito de Dardanelos, na outra ponta do mar de Mármara, permaneceu aberto para o tráfego das embarcações.

Os estreitos de Bósforo e Dardanelos são as únicas saídas de petróleo, grãos e outras commodities da Rússia e outros países do mar Negro. O tempo ruim frequentemente causa fechamentos durante o inverno.

Cerca de 10 mil barcos levando 1150 milhões de toneladas de petróleo e produtos petrolíferos passam pelos estreitos anualmente.

(Reportagem de Ayla Jean Yackley)

Tudo o que sabemos sobre:
TURQUIANEVASCATRANSPORTE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.