
19 de novembro de 2010 | 18h10
Obama, Sarkozy, Zapatero e Cameron, antes de foto oficial. Pablo Monsivais/AP
LISBOA - O presidente americano, Barack Obama, disse nesta sexta-feira, 19, que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) chegou a um acordo par implementar um sistema antimísseis conjunto para todos os 28 países do bloco.
Veja também:
Galeria de fotos: Cúpula de Lisboa
"Tenho o prazer em anunciar que, pela primeira vez, concordamos em desenvolver um sistema de defesa antimísseis suficientemente capaz de cobrir todo o território dos países europeus da Otan e os EUA", disse Obama a jornalistas após o fim de uma reunião, no primeiro dia da cúpula da Otan em Lisboa.
Na reunião de hoje, a Otan decidiu redefinir sua estratégia de ação para os próximos anos. O bloco pretende combater novas ameaças como o terrorismo e desenvolver uma parceria estratégica com a Rússia.
A Otan deve propor no sábado à Rússia um projeto de cooperação em sistema de defesa antimísseis. Segundo o secretário-geral da aliança, Anders Fogh Rasmussen, o acordo prevê uma adequação entre os escudos russo e da Otan.
No segundo dia da cúpula, a aliança atlântica deve formalizar um novo prazo para retirada de tropas no Afeganistão e a entrega do controle da segurança do país aos afegãos.
De acordo com o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, as primeiras tropas devem deixar o país em 2011 e a retirada deve ser concluída em 2014.
Leia ainda:
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.