Partido de centro-direita deve vencer eleição na Espanha

O Partido Popular (PP) da Espanha, de centro-direita, está a caminho de ganhar confortavelmente as eleições parlamentares de 20 de novembro com maioria absoluta, mostrou uma pesquisa privada de opinião neste domingo, já que os eleitores culpam o governo socialista pelos problemas da economia.

REUTERS

06 de novembro de 2011 | 11h09

A pesquisa da empresa Sigma Dos, publicada no jornal El Mundo, mostrou que o PP venceria as eleições com 47,6 por cento dos votos, contra 30,6 por cento dos socialistas. O resultado é praticamente o mesmo da pesquisa feita em 2 de novembro.

A vantagem de 17 pontos ficou em linha com a pesquisa publicada na sexta-feira pelo Centro de Pesquisa Sociológica (CIS), do governo.

O resultado da pesquisa daria ao PP maioria absoluta no parlamento, o que permitiria aprovação de reformas mais facilmente, sem o apoio de outros partidos.

Os eleitores devem punir os socialistas nas urnas depois de oito anos de governo e da crise que fez a taxa de desemprego saltar de cerca de 9 por cento no final de 2007 para 21,5 por cento no terceiro trimestre deste ano.

A pesquisa também mostrou que 43 por cento dos eleitores entre 18 e 29 anos votariam para o PP, contra 24,4 por cento que votariam para os socialistas. O desemprego entre os jovens estava em 48 por cento em setembro, segundo dados da Eurostat.

(Reportagem de Nigel Davies)

Tudo o que sabemos sobre:
ESPANHAELEICAOPESQUISA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.