PUBLICIDADE

Partido derrotado pedirá revisão dos resultados na Romênia

Social-democratas alegam que houve fraudes na eleição presidencial; órgão europeu respalda resultado

Por Efe
Atualização:

O Partido Social Democrata da Romênia anunciou nesta segunda-feira, 7, que pedirá a revisão dos resultados das eleições presidenciais do domingo, das quais o atual presidente centro-direitista Traian Basescu, saiu vencedor após a apuração de 99,9% dos votos apurados.

 

PUBLICIDADE

"As constatações do dia e da noite anteriores nos confirmam a fraude no segundo turno das eleições", declarou Liviu Dragnea, secretário-geral do PSD. Segundo os últimos dados do Gabinete geral eleitoral, Basescu onteve 50,3% dos votos enquanto o social-democrata Mircea Geoana teve 49,6%.

 

O PSD comemorou a vitória após ser publicada uma pesquisa de boca de urna que apontava Geoana como o vitorioso com 51% dos votos.

 

Respaldo

 

A delegação da Organização para a Segurança e Cooperação da Europa (OSCE) que fiscalizou o processo eleitoral assegurou, entretanto, que "os padrões foram respeitados", embora foram constatadas irregularidades que devem ser investigadas "urgentemente". Vários incidentes de tentativas de compra de votos e votações múltiplas de um único eleitor foram denunciadas nas eleições do domingo.

 

"O segundo turno confirma nossa opinião inicial segundo a qual esta eleição se desenvolveu de acordo com as normas da OSCE", declarou Vadim Zhdanovich, chefe da missão da entidade em Bucareste, acrescentando que as irregularidades devem ser investigadas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.