PIB revisado da Grécia revela recessão mais profunda que o previsto

A economia grega encolheu ainda mais ao longo dos últimos cinco anos do que o estimado anteriormente, de acordo com números de crescimento econômico revisados divulgados pela agência de estatísticas do endividado país.

Reuters

06 de outubro de 2012 | 16h49

Em comunicado na noite de sexta-feira, a agência ELSATAT afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país encolheu 4,9 por cento em 2010 e 7,1 por cento em 2011, ultrapassando estimativas anteriores de 3,5 por cento e 6,9 por cento, respectivamente.

A revisão levou em conta as "significativas reduções ... nos gastos com o consumo das famílias", afirmou a ELSTAT.

As estimativas do PIB são parâmetros cruciais para se avaliar a sustentabilidade da dívida da Grécia sob dois resgates bilionários vindos da União Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional desde 2010.

A economia grega encolheu em cerca de um quinto desde 2008, parcialmente devido às medidas de austeridade punitivas exigidas em troca dos resgates.

O governo grego, que está negociando novas medidas econômicas a fim de conquistar a próxima parcela do resgate, prevê uma contração econômica de 6,5 por cento neste ano e de 3,8 por cento no ano que vem.

(Reportagem de Harry Papachristou)

Tudo o que sabemos sobre:
GRECIAPIBREVISADODIMINUI*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.