Polícia britânica recebe alerta de bomba no centro de Londres

A polícia britânica disse nesta segunda-feira que recebeu um alerta de bomba no centro de Londres, um dia antes de uma visita histórica da rainha Elizabeth à Irlanda.

ADRIAN CROFT, REUTERS

16 de maio de 2011 | 10h16

Segundo informações na mídia, a mensagem codificada foi enviada por republicanos dissidentes contrários ao processo de paz da Irlanda do Norte.

A ameaça foi feita na véspera da primeira visita de um monarca britânico à Irlanda em um século, e uma semana antes de uma visita oficial do presidente norte-americano, Barack Obama, a Londres.

"Um aviso de uma ameaça de bomba no centro de Londres foi recebido hoje. A ameaça não especificou o local e o horário (do possível ataque)", disse a polícia de Londres em comunicado.

A polícia aconselhou aos londrinos que sigam com a rotina como de costume, mas que permaneçam vigilantes.

"O índice de ameaça de terrorismo ligado à Irlanda não aumentou e continua sendo substancial, o que significa que um ataque é uma forte possibilidade", afirmou.

A polícia disse mais cedo que um alerta de segurança havia provocado o fechamento do Mall, uma larga avenida que conduz ao palácio de Buckingham, residência da rainha Elizabeth, mas as autoridades não quiseram dizer o motivo do fechamento.

Em um incidente separado, a polícia realizou uma explosão controlada para destruir uma sacola suspeita em uma rua no centro de Londres, apesar de descobrir que era um pacote inofensivo, segundo um porta-voz da polícia.

Grupos militantes contrários ao controle britânico da Irlanda do Norte são o maior risco durante a visita de quatro dias da rainha à Irlanda, que será realizada sob intenso esquema de segurança.

Tudo o que sabemos sobre:
GRABRETANHABOMBAALERTA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.