Polícia revela plano de 'atentado em grande escala' no Reino Unido

Doze suspeitos foram presos ontem; alvos seriam edifícios públicos e locais de turismo britânicos

AP,

21 de dezembro de 2010 | 22h07

LONDRES- Autoridades de segurança britânicas informaram nesta terça-feira, 21, que um ataque terrorista em grande escala estava planejado contra locais públicos e de turismo do Reino Unido.

 

Ontem, 12 homens com idades entre 17 e 28 anos foram detidos, na maior operação contra terrorismo realizada no Reino Unido em quase dois anos. Ao menos cinco deles são de Bangladesh.

 

A polícia tem agora 28 dias para apresentar acusações contra os detidos, ou do contrário deverá colocá-los em liberdade.

 

Lord Carlile, auditor independente do governo para operações contra o terrorismo, afirmou hoje que o suposto plano parecia ser amplo e envolvia várias cidades britânicas, mas não citou nomes.

 

Entre os possíveis alvos dos atentados, estariam as Câmaras do Parlamento em Londres, assim como áreas de comércio em todo o Reino Unido, segundo uma fonte de segurança anônima revelou a Associated Press.

 

Esta conspiração não estaria relacionada a outro plano maior de atentados na Europa descoberto recentemente, que envolvia um tiroteio a esmo em cidades do Reino Unido, França e Alemanha.

 

As prisões de ontem também não teriam ligação com o atentado suicida do fim de semana passado na Suécia.

Tudo o que sabemos sobre:
Reino Unidoterrorismoatentado

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.