Fabrizio Bensch/Reuters
Fabrizio Bensch/Reuters

Popularidade de Merkel é a menor desde 2006, diz pesquisa

Diferença percentual entre chanceler alemã e adversário é de apenas um ponto

REUTERS

20 de julho de 2011 | 10h26

BERLIM - A popularidade da chanceler alemã, Angela Merkel, caiu ao seu menor nível desde novembro de 2006, segundo uma pesquisa divulgada na quarta-feira, 20.

Apenas 36 % votariam nela numa eventual disputa contra o dirigente social-democrata Frank-Walter Steinmeier, a quem ela derrotou em 2009, e que hoje teria 35 % dos votos. Em 2008, Merkel chegou a ter 60 % das intenções de voto nesse cenário; na semana passada, tinha 39.

A diferença de 1 ponto percentual entre os dois políticos é a menor já registrada na pesquisa do instituto Forsa, realizada por encomenda da revista Stern e da TV RTL.

Merkel tem sido muito criticada nos últimos meses pela reviravolta na sua posição a respeito da política de energia nuclear, por disputas internas na sua coalizão a respeito de cortes tributários, e por sua atuação durante a crise na zona do euro.

Quando o rival de Merkel na simulação é o ex-ministro das Finanças Peer Steinbrueck, a chanceler vence por uma margem de 39 a 37 por cento.

Steinmeier e Steinbrueck ainda não declararam oficialmente sua intenção de concorrer ao cargo de chanceler em 2013, mas são vistos como os favoritos dentro do partido SPD.

Tudo o que sabemos sobre:
ALEMANHAMERKELPOPULARIDADE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.