Príncipe William fará 1ª viagem da família real britânica à China em 30 anos

O príncipe britânico William irá à China no começo do ano que vem, na primeira visita para o território continental chinês de um membro da família real britânica em quase três décadas, anunciou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira. 

REUTERS

27 de novembro de 2014 | 11h34

William, neto da Rainha Elizabeth e segundo na linha de sucessão, fará uma viagem de três dias para o Japão no fim de fevereiro, antes de ir pra China. 

Ele, no entanto, não irá acompanhado de sua esposa grávida Kate, que deve dar à luz ao segundo filho do casal em abril. 

A viagem de William à China é a primeira desde que a rainha e seu marido, o príncipe Philip, fizeram uma visita em 1986, e acontece em meio aos contínuos protestos pró-democracia em Hong Kong, uma ex-colônia britânica. 

Seu pai, príncipe Charles, estava entre os dignitários que compareceram à entrega da antiga colônia ao controle chinês em 1997 sob a fórmula “um país, dois sistemas”, que dá ao território certa autonomia do China continental e promete sufrágio universal --embora sem data prevista. 

O Palácio de Buckingham disse que William pode abrir oficialmente o Grande Festival de Criatividade em Xangai, um evento que busca dar a mais de 500 empresários britânicos uma chance de alcançar parceiros chineses. 

(Por Michael Holden)

Mais conteúdo sobre:
GRABRETANHAWILLIAMCHINA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.