Rússia afirma ter encontrado navio desaparecido no Atlântico

Embarcação estava perto de Cabo Verde, e a tripulação está viva, diz o ministro da Defesa, Anatoly Serdyukov

REUTERS

17 de agosto de 2009 | 12h27

A Rússia garante ter encontrado o navio mercante cujo desaparecimento preocupava as autoridades marítimas europeias. A embarcação estava perto de Cabo Verde, e a tripulação está viva, disse nesta segunda-feira o ministro da Defesa, Anatoly Serdyukov.

Ele afirmou ao presidente Dmitry Medvedev que a tripulação do navio Arctic Sea, que havia sumido há duas semanas, foi transferida para um navio da Marinha russa.

"Hoje, à 1h da manhã no horário de Moscou, o navio foi encontrado a 300 milhas do arquipélago de Cabo Verde", disse Serdyukov a Medvedev durante a visita presidencial à cidade russa de Astracã, no sul do país.

"A tripulação foi transferida para nosso navio antissubmarinos, o Ladny, onde estão sendo interrogados para esclarecer todas as circunstâncias do desaparecimento", contou. "Os tripulantes estão vivos, e bem".

O Kremlin ordenou que navios de guerra russos se juntasses às buscas pela embarcação de 4 mil toneladas e 98 metros após o sumiço em águas europeias.

O barco, registrado em Malta, carregava 1,3 milhão de dólares em madeira e deveria desembarcar no porto argelino de Bejaia em 4 de agosto.

(Reportagem de Denis Dyomkin)

Tudo o que sabemos sobre:
RUSSIANAVIOENCONTRADO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.