12 de agosto de 2010 | 07h18
MOSCOU - O Ministério de Situações Emergenciais da Rússia informou nesta quinta-feira, 12, que as equipes de combate aos incêndio conseguiram reduzir significativamente o número de focos de fogo em Moscou e outras regiões da parte ocidental do país.
Segundo o Ministério, a área castigada pelas chamas foi reduzida a cerca de um quatro em relação ao registrado nas últimas 24 horas. As equipes de emergência também conseguiram reduzir o número de incêndios em outras áreas do país.
O Ministério ainda informou que todos os incêndios das áreas contaminadas pelo acidente com a usina nuclear de Chernobyl em 1986 foram controlados rapidamente e que os níveis de radiação permaneceram normais.
Ambientalistas e especialistas em vegetação alertaram que as partículas do radioativas deixadas pela explosão do reator poderiam ser espalhadas para outras áreas por conta do fogo.
Seca
Apesar de terem sido controlados os incêndios, o calor causou danos à economia russa. O presidente Dmitri Medvedev disse que a forte seca que atinge o país destruiu a produção em 25% da área plantada para a colheita deste ano.
"Os grãos foram perdidos em um quarto da área plantada", disse Medvedev, sem especificar o tamanho da área. A área plantada para a safra de grãos na Rússia este ano está oficialmente estimada em 43,6 milhões de hectares.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.