PUBLICIDADE

Rússia pede que Irã esclareça detalhes de seu programa nuclear

Medvedev diz que parceria não significa que russos devem ser 'indiferentes' aos objetivos iranianos

Atualização:

YEKATERINBURG - O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, aumentou a pressão sobre o Irã nesta quinta-feira, 15, exigindo uma explicação pelos "componentes militares" de seu programa nuclear.

 

PUBLICIDADE

Veja também:linkRússia: Brasil não participará do diálogo com o IrãespecialEspecial: O programa nuclear do Irãlista Veja as sanções já aplicadas contra o Irã

A Rússia tem mantido laços comerciais lucrativos com a República Islâmica nas últimas duas décadas, mas o Kremlin sob o comando de Medvedev tem adotado um tom claramente preocupado sobre a potencial ameaça de um Irã nuclearmente armado. "Eu gostaria de dizer que o Irã é nosso parceiro comercial relativamente ativo e tem sido testado ao longo do tempo, mas isso não significa que somos indiferentes à forma com que o Irã está desenvolvendo seu programa nuclear e não somos indiferentes à forma que os componentes militares do programa correspondente aparentam", disse Medvedev. "Nesse sentido, estamos aguardando explicações apropriadas do Irã", disse ele em entrevista coletiva conjunta ao lado da c chanceler alemã, Angela Merkel, na cidade de Yekatenburg, na região dos Montes Urais. O governo americano do presidente Barack Obama transformou em prioridade conquistar o apoio russo para uma postura mais dura contra o Irã. Os países do Ocidente suspeitam que Teerã tem como objetivo a criação de armas atômicas. O Irã afirma que o programa nuclear tem fins pacíficos. Em um discurso na segunda-feira, Medvedev alertou pela primeira vez que o Irã estaria se aproximando de conseguir tais armas, na avaliação mais sincera de um chefe do Kremlin na última década sobre a suposta ameaça do programa nuclear iraniano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.